quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Biografia de Walcyr Carrasco

                                                     Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco nasceu em 1º de dezembro de 1951 em Bernardino de Campos, São Paulo. Dos 3 aos 15 anos, morou em Marília, onde cursou o primeiro e segundo graus. Mudou-se então para São Paulo e estudou no antigo Colégio de Aplicação da USP, famoso por suas bem-sucedidas experiências educacionais. Formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Por muitos anos, trabalhou como jornalista nos principais órgãos de imprensa do país (nas revistas Veja e IstoÉ e nos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Diário Popular), ao mesmo tempo em que iniciava a carreira de escritor com histórias para a revista infantil Recreio.

Aos 28 anos, publicou seu primeiro livro - QUANDO MEU IRMÃOZINHO NASCEU. Viriam depois muitos outros, incluídos aí os infanto-juvenis VIDA DE DROGA (Editora Ática), A CORRENTE DA VIDA (Editora Moderna), O SELVAGEM (Editora Global), as traduções e adaptações de clássicos da literatura como OS MISERÁVEIS (Editora FTD), A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS (Editora FTD), CONTOS DE ANDERSEN (Editora Manole) e outros, que lhe valeram diversas menções de "Altamente Recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Entre suas obras voltadas ao público adulto estão a autobiografia EM BUSCA DE UM SONHO (Editora Moderna) - sobre como escolheu sua profissão -, PEQUENOS DELITOS (Editora Bestseller), A SENHORA DAS VELAS (Editora Arx) e também o recente ANJO DE QUATRO PATAS (Editora Gente), em que conta momentos engraçados e comoventes que dividiu com seu fiel companheiro, o cão Uno.

Também autor de teatro, o primeiro texto de Walcyr a ganhar os palcos foi a comédia de costumes O TERCEIRO BEIJO. Entre as peças de sua autoria estão ATÉ QUE O SEXO NOS SEPARE, com Fúlvio Stefanini, e ÊXTASE, que teve no elenco Caco Ciocler, Daniel de Oliveira e Rosane Gofman e pela qual recebeu o Prêmio Shell de Melhor Autor.

Na televisão, começou sua carreira com a série JOANA, com Regina Duarte, no SBT. É autor também de memoráveis novelas como XICA DA SILVA (na extinta TV Manchete), O CRAVO E A ROSA (Rede Globo), A PADROEIRA (Rede Globo), CHOCOLATE COM PIMENTA (Rede Globo), SETE PECADOS (Rede Globo) e ALMA GÊMEA (Rede Globo).

Tamanha produção rendeu a ele não apenas sucesso e reconhecimento, mas também a cadeira número 14 na Academia Paulista de Letras. Atualmente, escreve livros, peças de teatro e novelas para televisão. Adora cozinhar e pintar. E também seus bichos - tem três cachorros e dois gatos.

Carta da dona Gilda

                                       São Paulo,11 de agosto de 2011
     Querida Lídia,
  Você já deve ter notado meu sumiço.Me desculpe por não ter contado a você mas é que minha neta e minha filha , sofreram um grave acidente quando iam visitar-me Marcella ficou paraplégica, Aída,triste,transtornada.Por isto fui dar uma forcinha.
   Na noite do acidente,o Bruno, meu sogro recebeu um telefonema informando do acidente:ele acordou o Guilheme, meu netoe disse para ele ficar com a vizinha.Ele não quis e os dois foram ao hospital.No dia seguinte receberam a notícia do estado delas.
   Cheguei no hospital e também recebi a notícia.Chorei muito.
   Me instalei na casa deles, ajudando a família em suas necessidades básicas.
   Minha filha, Aída teve um problema no braço e ficou 3 dias no hospital.Marcella não,ficou mais tempo,teve que colocar a coluna no lugar.
   Quando Marcella recebeu alta e foi para casa percebi que não era mais a mesma garota que jogava vôlei no colégio,estava triste,infeliz.Ela não aceitava que nunca mais voltaria a andar.As duas não podiam ouvir falar em cadeira de rodas ,se não choravam.O Bruno já pensava em um carro que atendesse às necessidades deles.Com a ajuda da família compraram um cadeira de rodas.Marcella começou a fazer fisioterapia.Ela não gostava mas tinha que fazer por causa da atrofia dos ossos.
   Um dia veio aqui uma amiga , Mariana que trouxe livros e conversou com Marcella , o que a fez sentir-se melhor.Marcella voltou a frequentar a escola.Revia amigos e professores.O Bira ,outro amigo veio aqui ,conversou com Marcella e prometeu que voltaria.Nunca voltou.Fico brava com isto.
   Chegou o dia do baile da escola.Marcella queria ir mas a pricípio não podia.Depois de tanto ela insistir,seus pais acabaram cedendo.
   Fiz um lindo vestido para ela,sua mãe deu a ela um colar de pérolas e um chale legítimo espanhol.Ela estava linda, sentindo-se como uma rainha.Me senti tão bem...
   No baile aconteceu um terrível acidente:um garoto chamado Emílio,de outro colégio a puxou e ela caiu.Todos a ajudaram e brigaram com o Emílio.
  Marcella, o Gui e a Mariana voltaram para casa sozinhos cantando e dançando.Marcella tinha ficado mais leve após voltar para a escola. De volta ao assunto Aída e Bruno deram uma bronca...Após este fato, a Marcella ia para todos os lugares sozinha.
   O garoto Emílio que gostara de Marcella queria reencontrá-la.Se encontraram várias vezes e vinham aqui cantar enquanto M arcella fazia exercícios na barra que instalamos na garagem.Sobrava tempo para o Gui brincar na rua após tornar-se escravo de Marcella.AMariana e o Emílio até levavam a M arcella para a fisioterapia.Tudo não era permitido.
   Um dia o Bruno chegou mais cedo e descobriu tudo pois a vizinha viera reclamar do barulhão.O Bruno  reclamou muito comigo e eu disse que ia embora,mas a Marcella desabafou a todos e eles nos perdoaram.

   De sua querida amiga,

  Gilda.

Objetivo

Este blog tem o objetivo de servir de base para os estudos do português no nosso país e no mundo.
Espero que ele ajude também às pessoas que vierem visitá-lo.

Obrigado,





João Vitor.